Trabalhadores formiguenses poderão solicitar Saque Calamidade do FGTS

Publicado em: 15 Mar 2024

Trabalhadores formiguenses poderão solicitar Saque Calamidade do FGTS

Trabalhadores formiguenses que têm saldo positivo de FGTS poderão solicitar o “Saque Calamidade”, que é uma modalidade em que o trabalhador tem direito a sacar o saldo da conta do FGTS por necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a sua área de residência.

O valor só é liberado quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública tenha sido decretado por meio de decreto do governo do Distrito Federal, Município ou Estado e publicado em prazo não superior a 30 dias do primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência do desastre natural.

O município de Formiga será habilitado para o “Saque Calamidade” por razão da publicação do decreto de Situação de Emergência (Decreto 10.279, de 19 de janeiro de 2024).

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, divulgadas na página “fgts.gov.br”, “O valor do saque será o saldo disponível na conta do FGTS, na data da solicitação, limitado à quantia correspondente a R$ 6.220,00 (seis mil, duzentos e vinte reais) para cada evento caracterizado como desastre natural, desde que o intervalo entre um saque e outro não seja inferior a doze meses.”

O trabalhador pode solicitar o saque do FGTS Calamidade de forma ágil e simples pelo APP FGTS ou ainda ir a uma Agência CAIXA. Confira a seguir, como fazer a sua solicitação.
Aplicativo FGTS

Após a habilitação do município, para solicitar o Saque do FGTS Calamidade através do APP FGTS, o trabalhador deve seguir os passos a seguir:

1. Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
2. Escolha a opção “Outras Situações de Saques”;
3. Selecione o motivo do Saque “Calamidade Pública”;
4. Selecione o munícipio de sua residência e clique em “Continuar”;
5. Escolha uma das opções para receber seu FGTS:
-Crédito em conta bancária de qualquer instituição; ou,
-Sacar presencialmente.
6. Faça Upload dos documentos requeridos;
7. Confira os documentos anexados e confirme;
8. A CAIXA irá analisar sua solicitação e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.