Informações Gerais


  • Home
  • /
  • Informações Gerais

CONHEÇA FORMIGA

 

Formiga é agraciada por belos casarões antigos, uma igreja centenária que abriga um órgão de tubos exuberante, belas praças, museu histórico, lagos e lagoas... Do Mirante do Cristo, cartão-postal da cidade, é possível contemplar toda a beleza da “Princesinha do Oeste” que também é conhecida como “Cidade das Areias Brancas”

O município faz parte do “Circuito Turístico Grutas e Mar de Minas”. Seus moradores e visitantes têm o privilégio de poderem desfrutar de parte do lago de Furnas, conhecido como “Mar de Minas”.

É uma terra de boa comida, pessoas receptivas e acolhedoras! Um ótimo lugar para quem procura cultura, lazer e descanso.

 

RESUMO HISTÓRICO

 

            A origem do topônimo Formiga é explicada por três versões que são a base de diversos estudos sobre a história do município. Chegar a um censo comum sobre a origem do nome torna-se uma tarefa difícil, pois não existem documentos que comprovem qualquer hipótese.

          A versão mais conhecida e difundida na cidade é a de que, como a região era um local de parada para o descanso dos tropeiros, um grupo de determinada comitiva parou para descansar às margens de um rio. Essa comitiva trazia um carregamento de açúcar que foi atacado por formigas. O rio ficou conhecido, então, como Ribeirão das Formigas.

           A segunda história contada é de que a cidade de Sabará pediu para assentar 200 casais de índios Tapuia Paulista na região. Esses índios tinham o hábito incomum de comer formigas e, por isto, o local ficou conhecido como assentamento dos índios formiga.

            A terceira e última possibilidade do nome Formiga é sobre os portugueses açorianos como Inácio Correia Pamplona, que consideravam que a topografia da região era muito semelhante a de uma pequena ilha no arquipélago de Açores, conhecida como Ilhéus das Formigas. Logo, o nome foi remetido à região. Sobre esta última teoria, o historiador José Francisco Paula Sobrinho ressalta que, em um mapa de 1765 (período das expedições de Pamplona), está assinalada a existência do rio da Formiga. José Francisco completa que este mapa pode ser uma evidência de que o nome do município pode estar relacionado com os povoadores.

           Diante das três hipóteses, é importante considerar estudos de pesquisadores que, ao longo de décadas, dedicam-se à pesquisa sobre Formiga. A história do município começa em 1675, com a bandeira de Diogo Castanho, mas foi em 1723 que Diogo Bueno adentrou na região para descobrir e povoar o Sertão do Rio Grande e Capivari. Infelizmente, a história se perde durante muitos anos, diante da falta de documentos que registrem o período, podendo ser a diferença histórica entre entradas e bandeiras.

           Assim, é mais coerente trazer à baila a história a partir de meados do século XVIII, ou seja, de 1737 em diante, com a abertura da Picada de Goiás, partindo de São João Del Rey com destino à nascente do Rio São Francisco e às minas de Goiás, e não Pitangui como se chegou a acreditar. Provavelmente, no início do século XVIII, Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, ou Diabo Velho na língua indígena, numa de suas históricas diligências, tenha descoberto os afortunados mananciais do Rio Vermelho, nascente do Araguaia. O ouro constituía preocupação do governo, de todo mundo e todas as atenções voltavam-se para Goiás. Todos queriam ouro, até que houve a proibição de novos caminhos, visando, principalmente, a cobrança de impostos para a coroa portuguesa.

          A partir daí, inicia-se a história da região compreendida entre os Rios Grande e São Francisco, um marco diviso-histórico, na chamada Serra das Esperanças, delimitada portanto a área dentro da Comarca do Rio das Mortes, ou São João D´el Rey, uma das três criadas em 6 de abril de 1714 (as outras duas foram as de Sabará ou Rio das Velhas e Vila Rica (Atualmente Ouro Preto).

 

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Aceitar Rejeitar