Formiga já pode conceder o Selo Queijo Artesanal a produtores do município

Publicado em: 24 Jan 2023

Formiga já pode conceder o Selo Queijo Artesanal a produtores do município

Foi realizada, no dia 19 de janeiro, a solenidade de entrega dos primeiros Certificados do Selo “Queijo Artesanal” emitidos pelos municípios. O evento foi uma parceria do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e a Associação Mineira de Municípios (AMM).

O município de Formiga já está apto a conceder o selo, sendo que o produtor Roque Fernandes está finalizando os procedimentos necessários e, em breve, receberá o primeiro Selo “Queijo Artesanal” emitido pelo SIM de Formiga.

Após a publicação da Portaria Federal n° 531 de 16 de dezembro de 2022, os municípios passam a ter autonomia para conceder os selos que autorizam o trânsito em território nacional de produtos fiscalizados por profissionais municipais, promovendo a universalização da política de acesso à comercialização desses produtos em todo o país.

Participaram do evento, representando o município de Formiga, o secretário de Desenvolvimento Humano, Anuar Teodoro, o diretor de Políticas Rurais, Alex Faria, a médica veterinária Giovanna Medeiros e o produtor de Queijo Minas Artesanal (QMA) Roque Fernandes. Também participaram da solenidade, o secretário de Estado de Agricultura, Thales Fernandes, o superintendente do MAPA em Minas Gerais, Marcílio de Souza Magalhães, o diretor geral do IMA, Antônio Carlos de Moraes, o deputado federal José Silva, e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, dirigentes das instituições vinculadas ao Sistema Estadual da Agricultura e representantes municipais e de instituições ligadas ao setor.

De acordo com o secretário Anuar, o Serviço de Inspeção Municipal agora pode emitir o Selo “Queijo Artesanal”, permitindo o comércio entre municípios e estados. “Esse é mais um passo importante dentro do Projeto de Fortalecimento e Valorização do Queijo Produzido em Formiga, que é desenvolvido pela administração Municipal em parceria com a Emater-MG e o UNIFOR-MG.”

Os produtores artesanais de produtos de origem animal que quiserem receber o selo “Queijo Artesanal’ e o Selo “ARTE” devem entrar em contato com o SIM pelo telefone (37)3329-1824 ou pessoalmente na rua Nossa Senhora da Abadia, 574 (fundos), no Bairro Água Vermelha.