Fechar imagem

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/formigam/public_html/index.php:597) in /home/formigam/public_html/php/noticias.php on line 2

Notícias

  • Cidadão

Mais lidas

  • BMA será tema de seminário em Universidade de Alfenas
  • Confira o cardápio do 14º Festival da Linguiça
  • Vem aí o 14º Festival da Linguiça de Formiga
  • Justiça considera procedente primeira Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Gestão de Eugênio Vilela
  • Realizada abertura dos cursos profissionalizantes do “Senac Móvel”
  • Começa hoje o 14º Festival da Linguiça de Formiga

03/08/2022 13h33

Escritor formiguense visita Secretaria de Cultura para planejamento de lançamento de livro

Escritor formiguense visita Secretaria de Cultura para planejamento de lançamento de livro

Nesta quarta-feira (03), o escritor formiguense, Marco Antônio Pinto, conhecido como Toninho, esteve na Secretaria de Cultura para iniciar o planejamento do lançamento de seu livro “Memorial de Corguinhos, História e Genealogia”. Acompanhado do jornalista Manoel Gandra, o escritor solicitou ao Secretário de Cultura, Alex Arouca, um local para realização do evento.

Toninho, que trabalha como servidor público no município de Iguatama, é poeta mas, como dito por Fernando de Oliveira Teixeira no texto que compõe a aba da obra, “assumiu o risco de fazer história no universo de um povoado, afundando os olhos em documentos e descobrindo figuras”. O livro apresenta um imenso volume de informações históricas sobre uma localidade que, atualmente, pertence ao município de Iguatama, mas que já pertenceu a Itapecerica, Piumhi e Formiga. Marco. O Secretário de Cultura agradeceu o exemplar que o escritor trouxe como presente e destacou que se trata de mais uma rica fonte de pesquisa para os formiguenses e para todos aqueles que se interessam pela história da região.

O lançamento do livro, em Formiga, será aberto ao público, e acontecerá no dia 02 de setembro, na EMART, com total apoio da Administração Municipal. O Autor conta com a presença dos familiares e amigos, e espera que o livro seja bastante útil para a comunidade formiguense.

“Memorial de Corguinhos” de Marco Antônio Pinto

Marco Antônio Pinto é natural de Iguatama, tem 62 anos e é casado com Helena Paulinelli, com quem tem dois filhos: Breno e Carlo. Formado em História pelo Unifor-MG e em Direito pela Fadom, é pós-graduado em Metodologia de Ensino de História e Direito Administrativo. Foi professor de história por 18 anos em Divinópolis e produtor rural em Iguatama. Atualmente, é servidor concursado do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais).

De Iguatama saiu com um ano de idade para Piumhi, com três anos passou a morar em Formiga, onde ficou até os sete. Na sequência, voltou para Iguatama para a Fazenda Lagoa Redonda de sua família. Em 1971, com 11 anos, iniciou seus estudos no Ginásio Antônio Vieira, em Formiga. Em 1978, mudou-se para Uberaba, onde cursou parte filosofia e teologia no Seminário São José. Em 1982, radicou-se em Belo Horizonte participando de iniciação musical no Conservatório Mineiro de Música.

De lá, veio para a região Centro-Oeste cursar Estudos Sociais no Unifor-MG, com especialidade em História, e Direito em Divinópolis. Sua primeira obra foi “Ainda o amanhecer”, livro de poesias publicado em 2013.

“Memorial de Corguinhos”

O livro “Memorial de Corguinhos” foi publicado pela editora “3i” e tem 424 páginas. Ele é um relato histórico da vasta região denominada Campo Grande, mais precisamente, Alto São Francisco. Também trata do Sudoeste de Minas e do Triângulo Mineiro. Analisa a formação dos povoados, freguesias, termos, vilas e municípios, com farta documentação e fotos.

O livro faz relatos importantes acerca da entrada no Sertão do Campo Grande do regente Inácio Correa Pamplona, referida como “A Conquista” em 1764 e 1769, redistribuindo as antigas sesmarias abandonadas desde 1740 em razão dos ataques de indígenas e quilombolas. Descreve também a formação do povoado das Perdizes, atual Iguatama, por Bernardina de Paula Correa Pamplona, filha do regente.

“Memorial de Corguinhos” não é apenas um relato dos mais importantes distritos de Iguatama, pois analisa também a formação dos municípios que tiveram papel fundamental na formação do Centro-Oeste Mineiro: Itapecerica, Piumhi e Formiga.

    Compartilhe

     
    Prefeitura Municipal de Formiga