22 Abr

Servidoras municipais participam de Missão Internacional Queijo Minas Artesanal Canastra e Serro

Publicado em: 22 Abr 2024

Na sexta-feira, 19 de abril, as médicas veterinárias Sílvia Costa e Fernanda Franco, servidoras que atuam no Serviço de Inspeção Municipal de Formiga (SIM), acompanhadas pelo professor de microbiologia e tecnologia e inspeção de produtos de origem animal do curso de Medicina Veterinária do UNIFOR-MG, Leonardo Acurcio, participaram, em São Roque de Minas, da Missão Internacional do Queijo Minas Artesanal Canastra e Serro, coordenada pela professora Fabiana Couto do IFMG-Bambuí, com a participação do professor Jens Frisvad, da Universidade Técnica da Dinamarca e da pesquisadora Marta Taniwaki, do Instituto de Tecnologia de Alimentos da USP.

Foram realizadas visitas e orientações técnicas aos produtores de queijos artesanais de casca florida, começando pela queijaria “Capim Canastra”, seguindo para a queijaria “Roça da Cidade”, onde, em uma importante troca de experiências sobre a diversidade da microbiota fúngica dos queijos de casca florida de Minas Gerais foram discutidas, além de importantes pautas levantadas acerca de questões legislativas que envolvem a temática, contando também com a participação do pesquisador da EPAMIG Daniel Arantes e da aluna do IFMG-Bambuí, Jackie Anne Souza.

De acordo com Sílvia Costa, foi um dia de muito conhecimento e aprendizado sobre uma das principais riquezas de Minas Gerais, os queijos artesanais em suas mais diversas formas. “Agradecemos à professora Fabiana pela oportunidade dada à equipe do SIM de Formiga de participar e conhecer o brilhante trabalho que está sendo desenvolvido”, ressaltou.