Fechar imagem
Untitled Document

Turismo


Notícias


Os dois Prefeitos

Do Livro “Álbum Formiguense”, de Francisco Fernandes - 1939

Em 1936, foram organizadas em Formiga novas correntes políticas, preparando para a grande batalha eleitoral, da qual ia ser eleito o novo governo municipal.

Havia o Partido Progressista, chefiado por Washington Ferreira Pires; o Partido Republicano Municipal Formiguense, dirigido por Olinto Fonseca Filho, e outra facção: a Ação Integralista Brasileira, comandada por Plinio Salgado, os famosos camisas verdes.

A campanha foi acirrada e em 7 de junho de 1936 travou-se a grande disputa. A apuração do pleito foi demorada e trabalhosa. Somente no dia 21 de junho o resultado geral foi divulgado: Partido Progressista e o Partido Republicano Municipal Formiguense com 2.303 e 2.077 votos, respectivamente, na legenda partidária.

Este resultado culminou em um empate, pois cada sigla elegeu cinco vereadores, o que não configurou maioria no Parlamento, originando um impasse jurídico/político na escolha do presidente da Câmara Municipal e do prefeito.

Em 9 de agosto, assumiu, interinamente, em nome do PRMF, o cargo de prefeito municipal o coronel José Gonçalves D’ Amarante e, nas mesmas condições, o presidente da Câmara Municipal foi empossado Dr. Vicente Ferreira Júnior.

Todavia, Dr. Newton Ferreira Pires, em face de Lei 173, considerou-se eleito e tomou posse como presidente da Câmara e como prefeito Antônio Augusto da Costa Leite, em nome do PP.

Com isso, Formiga passou a ter dois prefeitos: coronel José Gonçalves D’ Amarante e Antônio Augusto da Costa Leite. Tal era a situação de caos político/administrativo que Doutor Olinto Fonseca Filho, chefe de Gabinete do então governador interventor Benedito Valadares, chegou ao município com a incumbência de apaziguar os ânimos. E assim, Doutor Olinto Fonseca conseguiu unificar os dois grupos políticos e, com cautela e extrema habilidade, articulou uma solução conciliatória aprovada pelo PRMF e PP, escolhendo um “Tertius”, que foi doutor Paulo Vieira de Brito, prefeito Municipal, e o coronel José Gonçalves D’ Amarante como presidente da Câmara de Vereadores.

 
Prefeitura Municipal de Formiga