Fechar imagem
Untitled Document

Turismo


Notícias


Primeiros movimentos culturais

As artes cênicas tiveram seus primeiros representantes na cidade em meados de 1865, quando estes construíram um teatro na Rua do Alecrim.

O Teatro Municipal foi fundado por um grupo de atores amadores que tinham à frente, José Joaquim de Freitas e Cândido Frade. Com referência a data, se tem registro apenas da época áurea do teatro, que foi em 1907. Nesta época a Câmara Municipal o adquiriu e o remodelou em 1924. Em meados de 1929, ele pertencia à empresa Coelho dos Santos, que o transformou em Cine-Theatro-Império.

No entanto, a cidade já contava com o grupo teatral Franklin de Carvalho, que existiu por quatro anos. O grupo se apresentou em 18 cidades da região.

Em 1916 chegava a Formiga o primeiro filme familiar da Empresa Miguel Barroso que antecedeu o surgimento de outras empresas como a Éden Recreio de Abner Coelho e Guimarães & Cia.

Em 1951 o Teatro Municipal foi consumido por um incêndio e com o fogo se perdeu parte da história da dramaturgia formiguense.

Mesmo com esta perda, a Abner impulsiona o desenvolvimento do cinema na cidade e inaugurou o Fono-Cine de fabricação nacional. Já o Cinema Cupello foi inaugurado a 12 de junho de 1952, no Cine Glória.

 
Prefeitura Municipal de Formiga