Fechar imagem
Untitled Document

Turismo


Notícias


Chafarizes

A Prefeitura está trabalhando no resgate de parte da história do município: a recuperação de chafarizes, antigas torneiras públicas.

No início deste ano, funcionários da Secretaria Municipal de Obras trabalharam na construção de um chafariz, em pedra sabão, na Avenida Abílio Machado. A obra lembra chafarizes antigos, bem ao estilo século XVIII.

De acordo com o secretário dePlanejamento, Coordenação e Regulação Urbana e professor de história José Ivo da Silva, no local onde foi construído o chafariz existia uma torneira pública, onde as famílias daquela região se abasteciam de água vinda do poço artesiano da “Sonda”, perto do Tiro de Guerra. No bairro, eram poucas as ruas e residências que tinham rede de água encanada. As pessoas faziam fila nas torneiras públicas para encherem suas vasilhas d’água, para a lida do dia a dia.

Em 2008, a Prefeitura reformou três chafarizes existentes em Formiga: um no bairro Alvorada e outro no bairro José Honorato de Castro, que receberam clorador específico, e um próximo ao antigo Matadouro, que recebeu novas pedras, filtro e clorador.

 
Prefeitura Municipal de Formiga