Fechar imagem

Notícias

  • Cidadão

Mais lidas

  • Saúde divulga lista de classificados para a segunda etapa de processo seletivo
  • Realizada Audiência Pública sobre a situação da Santa Casa
  • Diversas atividades marcam semana do BMA
  • Suspensas as inscrições para o Concurso Público do Município de Formiga
  • Secretaria de Saúde informa sobre caso de meningite em Formiga
  • IPTU e Taxa de Iluminação Pública vencem em julho

15/04/2019 13h27

Secretaria de Gestão Ambiental emite comunicado sobre situação do Aterro Sanitário

Secretaria de Gestão Ambiental emite comunicado sobre situação do Aterro Sanitário

A Administração Municipal reconhece o problema apresentado no Aterro Sanitário Marcelo Reis Arantes e informa que as máquinas destinadas à compactação e ao soterramento do lixo estão em processo de manutenção, desde o dia 10 de abril deste ano. Foram feitas coletas de preços no período de março a abril, constatando inconsistências nas relações enviadas pelos fornecedores, motivo pelo qual não houve a contratação dos serviços. Na tratativa de solução, dois funcionários da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental foram a Belo Horizonte e fizeram uma nova tomada de preço, peça a peça e, assim, houve, na sexta-feira, dia 12, aprovação do orçamento e a efetivação do pedido de compra.

O que é um lixão? Um “lixão” é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento do chorume (líquido preto que escorre do lixo), penetrando pela terra, levando substâncias contaminadas para o solo e para o lençol freático. Moscas, ratos e pássaros convivem livremente com o lixo a céu aberto, e pior ainda, adultos e crianças utilizam o lixão como forma de sobrevivência, onde encontram restos de comida e materiais recicláveis para vender, uma vez que ele é aberto, sem qualquer tipo de controle.

O que é um aterro sanitário? Um “aterro sanitário” consiste em um terreno previamente preparado, com nivelamento de terra, e com o selamento da base com argila e mantas de PVC, extremamente resistentes. Desta forma, há uma impermeabilização do solo e o lençol freático não é contaminado pelo chorume, que é coletado através de drenos de plástico de alta densidade, encaminhados para poço de acumulação e destino correto, na estação de tratamento de efluentes. Todos esses cuidados não permitem a proliferação de doenças, mau cheiro nem poluição visual. No Aterro Sanitário de Formiga, há, ainda, uma usina de reciclagem que, atualmente, trabalha com taxas de reciclagem superiores à média nacional, o que contribui com a diminuição do volume de lixo no aterro.

Atualmente, a parte do lixo que não é passível de reciclagem é depositada em outra camada, já compactada, de modo que há um completo isolamento do sistema. Para a retomada do serviço de compactação, já está em andamento o processo de contratação de uma máquina. Técnicos estão monitorando, constantemente, o Aterro Sanitário e a coleta de lixo no município seguirá normalmente, sem prejuízo à população, nem risco ao meio ambiente.

    Compartilhe

     
    Prefeitura Municipal de Formiga