Fechar imagem

Notícias

Mais lidas

  • Comunidade do Cidade Nova faz primeira colheita de verduras na unidade III do Horta Urbana
  • Equipe do ´Horta Urbana´ troca experiências com cidades vizinhas
  • Times formiguenses conquistam pódios em competições do JIMI
  • Prefeitura e Ministério Público firmam compromisso para regularização do serviço municipal de táxi
  • Marden Lima assume Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Formiga
  • Prefeitura promove curso para servidores administrativos sobre fase interna de licitação

12/03/2018 15h20

CULTURA, ARTE e ATITUDE

Pela 1a vez em Formiga, uma Batalha de MCs é realizada e organizada pela Prefeitura

CULTURA, ARTE e ATITUDE
A batalha de MCs ocorreu no Centro Cultural Maestro Zezinho

O último sábado, 10/03/2018, foi um dia de arte, cultura e atitude em Formiga. Aconteceu a 1a Batalha do Circuito Formiguense de Batalhas de MCs/2018 no Centro Cultural Maestro Zezinho (antiga Sede da Banda).

O Circuito é uma realização da Prefeitura de Formiga, através da Secretaria Municipal de Cultura, e tem como principal objetivo o reconhecimento do movimento Hip Hop formiguense como uma cultura de expressão popular importante para o crescimento da sociedade. A 1ª Batalha teve 15 duelos em sistema eliminatório, em que 16 MCs duelaram por meio de rimas de ataque e defesa, até restar apenas o campeão. O vencedor foi o MC Tiaguinho e o segundo colocado, o MC Nandinho. Ambos estão classificados para a final do Circuito que deve acontecer no mês de junho/2018, em data e local ainda a serem confirmados. Até lá, 3 batalhas classificatórias vão acontecer, nas quais outros 6 MCs serão aclamados e se juntarão aos dois na final.

A batalha foi acompanhada, na íntegra, pelo Secretário Municipal de Cultura, Alex Arouca, que foi o responsável, também, pela parte técnica de sonorização do evento. O Secretario pode comprovar a qualidade dos MCs formiguenses: “Nosso intuito é promover a cultura formiguense em suas mais diversificadas naturezas. Fiquei impressionado ao ver o nível dos MCs que, através de ataques e defesas, demonstraram sua arte com rimas criativas e até inusitadas, levantando o público presente. Essa foi só a 1ª Batalha do Circuito e já demonstrou que a Cultura do Hip Hop precisa e merece incentivo para que possa crescer mais e mais, e trazer desenvolvimento profissional, social e cultural para Formiga”, comentou Alex.

O evento demonstrou que a Cultura Formiguense está viva e forte, e está sendo fomentada pela Administração Municipal, não só em vieses tradicionais, mas, principalmente, naqueles que envolvem “tribos” que muitas vezes sofrem discriminação. Thadeu Alencar, coordenador de turismo da Prefeitura, também esteve presente e destacou a organização do evento: “A Batalha teve ótima participação da plateia que, a cada duelo, aclamava os melhores MCs. Não houve um incidente negativo, sequer, demonstrando que o evento foi impecável em sua organização. Com certeza, estarei acompanhando de perto as próximas fases do Circuito”.

Em Formiga, essa forma de cultura possui muitos adeptos, mas a cidade oferece poucos ou quase nenhum espaço para sua exploração e divulgação. Assim, o Projeto “Batalha de MCs” foi concebido para tentar preencher essa lacuna. Competições no modelo de batalha são comuns dentro da cultura Hip Hop e estão presentes em todos os elementos do movimento: No grafite, no break, no rap e com os DJs.

Para o MC Vinícius Assaf, o evento foi muito bom e muito bem organizado. “Espero que eventos como esse possam acontecer com mais frequência em Formiga, porque tem um grande público jovem que ama a cultura de rua e sente falta de eventos assim, tanto duelos de MC’s como campeonatos de skate. Tenho certeza que todos os eventos estariam sempre cheios, como esse primeiro, que foi muito inspirador. Não perderei nenhuma etapa do circuito”, disse Vinícius.

O Hip Hop é mais do que uma forma de fazer música. Trata-se de uma cultura que alimenta um mercado e público dos mais diversificados. Abrangendo uma grande variedade de adeptos, desde moradores das periferias até indivíduos da classe média e alta, o Hip Hop é um forte instrumento de expressão artística, social e política, que questiona o papel do cidadão na sociedade, ao mesmo tempo em que visa o conhecimento, a educação, o autoaperfeiçoamento, o prazer e a diversão.

Compartilhe

 
Prefeitura Municipal de Formiga