Notícias
Mais lidas
HISTÓRIA
O prefeito Aluísio Veloso, usando das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica do Município decreta o tombamento do sítio histórico “Palanque do Morro das Balas” e o “Cruzeiro”.
Shymenne Siqueira
Prefeito Aluísio Veloso
O prefeito Aluísio Veloso, usando das atribuições que lhe confere a Lei Orgânica do Município decreta o tombamento do sítio histórico “Palanque do Morro das Balas” e o “Cruzeiro”.
De acordo com o prefeito, o tombamento se deu por seu valor histórico e cultural como ponto de concentração e trincheira de diversas ramificações de quilombolas do Quilombo de Ambrosio. O sítio está localizado na comunidade rural de Loanda.
O bem tombado, de natureza histórico-imaterial, não poderá ser destruído, mutilado ou sofrer intervenções sem prévia deliberação do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Formiga e aprovação do órgão responsável pela gestão da Política Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural de Formiga.
O entorno do bem tombado compreende de um raio de 100 metros, tendo o cruzeiro como o centro. Dentro deste circulo, não poderá sofrer intervenções e/ou construções e plantações de arborização renovável, que prejudiquem a sua ambiência e a visibilidade do bem tombado, como determina as diretrizes contidas nos dossiês de Tombamento.
Em breve, serão inauguradas as placas indicativas e o marco do Sítio Histórico Quilombolas, que será chamado “Palanque Morro das Balas”. Na oportunidade, estará presente em Formiga o professor Tarcísio Martins, autor do livro “Quilombo do Campo Grande”, professor da USP – Universidade de São Paulo, e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.
Compartilhe
Veículo 0 km será utilizado para distribuição de vacinas, visitas domiciliares, transporte de pacientes, investigações epidemiológicas, entre outros s
Empreiteira MChaves venceu processo licitatório na modalidade concorrência realizado hoje; previsão de economia é de 18%
O recurso virá do Programa Planejamento Urbano, do Ministério das Cidades, e chegará aos cofres do Município através de emenda parlamentar.
Os trabalhos tiveram início nesta segunda-feira, 19, pela rua Bom Jesus no Nossa Senhora de Lourdes e se estenderão por outros bairros da cidade
Festival comercializou mais de duas toneladas de linguiça